As minhas ultimas mensagens no Twitter

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    terça-feira, 25 de novembro de 2008

    Plataformas socias de música: Last.fm e imeem.com

    Numa anterior mensagem referi que, a seguir ao site de videos online YouTube, os site de relações sociais como o site Hi5, Myspace e Facebook estavam no topo das procuras e utilização dos utilizadores portugueses. As posições seguintes são ocupadas por servidores de correio electrónico (ex: Hotmail, Gmail,...) e as operadoras de rede telemóvel (TMN, Vodafone, Optimus).
    Escrevo agora sobre plataformas sociais de música como a Last.fm ou a imeem.com. Estes projectos, apoiados pela publicidade online, permitem que as pessoas escolham sozinhas as suas músicas e tem como objectivo facultar gratuitamente e democratizar a cultura da música: as pessoas ouvem o que elas querem, quando querem, sem qualquer intermediário. Estes sites permitem criar perfis e fazer ligações entre registados para que estes partilhem ficheiros em mp3, 'playlists' e criação de top´s do site.
    A Last.fm quando começou, os desenvolvedores do site acampavam no sótão do escritório. Agora ocupam um andar inteiro em Londres e recebem novos colaboradores na equipe quase todas as semanas. A Last.fm, em 2007 adquirida pela CBS americana, é um serviço global de música disponível em 12 idiomas.
    O Imeem, que afirma ter 19 milhões de utilizadores, está sedeado em Palo Alto, na Califórnia, e é apoiado pela Morgenthaler Ventures e pela Sequoia Capital, que também apoiaram o YouTube antes de este ser comprado pela Google por 1,65 mil milhões de dólares.
    A Imeem fez com a Universal Music um acordo para disponibilizar músicas e vídeos gratuitos depois de já o ter feito com a Warner Music, a EMI e a Sony BMG Music Entertainment (uma 'joint venture' entre a Sony e a Bertelsmann). Este acordo vem de um esforço das grandes companhias do mundo da música para chegar a um consenso entre a pirataria e a indústria do sector que anda a procura de formas mais fáceis para promover novos talentos.

    Na revista Brasileira Veja - Dez 2006 afirma-se que "dezenas de estudos dos mais respeitados centros de pesquisa do mundo constataram que a amizade influencia de maneira ainda mais decisiva do que se supunha a vida pessoal e profissional de cada um. Esta provado que um solido circulo social é capaz de evitar doencas, amenizar o sofrimento, prolongar a vida, catapultar carreiras e ate mesmo melhorar a forma fisica".

    1 comentário:

    ines soares disse...

    deola Pedro!
    o teu blog, está muito interessante, e bem conseguido.
    como usuaria da last fm, nao poderia deixar de comentar este post!

    um beijinho
    continua!