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    segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

    A Internet vai ser assim... a opiniao das comunidades.


    Existe a tendência para o aumento exponencial da importância da opinião das comunidades virtuais. Em varios dominios: viagens, musica, filmes, produtos consumo, programas usados, etc.
    A Internet está a tornar cada vez mais numa comunidade, onde a palavra do internauta ganha enorme relevância. O Facebook cresceu 132% este ano, dados até Junho de 2008, e a tendência de crescimento de sites com social network (sociais, viagens, musica, programas, ...) começa agora a fazer-se sentir nas áreas do consumo e nas próprias marcas.

    Segundo uma sondagem da eMarketer realizada nos EUA entre utilizadores da Internet, é aí que 72% das pessoas que querem viajar começam por procurar informação. Além de dados sobre o destino, as pesquisas incidem na compra de bilhetes de avião e pesquisa de preços. O site Farecast, da Microsoft, permite ao utilizador efectuar uma pesquisa sobre a oferta do que existe em sites dispersos de agências de viagens, e tem tecnologia que permite aconselhar o utilizador a adquirir o bilhete de avião com os preços mais baixos. Com base no histórico dos preços das viagens adquiridas pelos internautas, este site aconselha-o, por exemplo, a esperar dois dias até reservar o bilhete porque o preço irá baixar, explica o especialista. Para quem não gosta de esperar longas horas nos aeroportos, a agência de viagens Orbitz agrega informação dada pelos compradores do mesmo bilhete de avião. Uma ferramenta útil que permite utilizar melhor o tempo entre aviões.
    A seguir à compra de bilhetes, surge a pesquisa sobre o melhor alojamento. Nesta fase, segundo uma sondagem da empresa Forrester para a cadeia de hotéis Sheraton, 76% refere que a opinião dos amigos é determinante para a reserva de um hotel. Nesta sondagem, 41% também considerou importante a existência de informação em detrimento de sites de unidades hoteleiras que apenas utilizam fotografias e dados escassos. Na sequência desta pesquisa, a rede Sheraton passou a incluir no seu site depoimentos dos clientes .
    A opção de alojamento pode também passar pelo aluguer de um quarto. O conceito de Bed & Breakfast está disseminado já por vários países e é na Internet que é divulgado. Um dos sites que reúnem informação baseada na opinião dos utilizadores é o AirBed& Breakfast. Além da opinião das pessoas que alugaram os quartos, este site mostra as fotos e os preços dos locais onde se encontram as oportunidades de aluguer, com recurso ao Google Maps.
    Na procura de restaurantes para quem anda em viagem, surge um site que se apresenta como alternativa ao famoso Guia Michelin. O Yelp junta as críticas de pessoas sobre restaurantes.
    As marcas de produtos também já começam a despertar para a evidência das estatísticas: 10% do target acredita na publicidade, mas 30% confia mais na opinião dos seus pares quando se prepara para efectuar uma grande compra (dados de uma pesquisa da Jupiter). Marcas como a Timbuk2, Osoyou, eBay ou Domino's Pizza já dão prioridade ao que os seus utlizadores on-line pretendem.
    Outro conceito que surge agora é o Vendor Relationship Management - VRM. Aqui, não é a marca que entra em contacto com o cliente, mas sim o contrário e sempre que considerar necessário.
    Em Portugal entre Janeiro e Outubro, a Marktest contabilizou perto de 1,76 milhões de visitantes a sites de turismo. Durante os primeiros dez meses do ano, Julho foi o mês de maior afluxo, com 657 mil utilizadores únicos, que acederam 15 milhões de páginas.
    O interesse por este tipo de sites é comum a mais de metade dos internautas portugueses (58,1%) que no período analisado visitaram 107 milhões de páginas em 1,3 milhões de horas de navegação, numa média de 44 minutos por utilizador. Só em Julho foram dedicadas aos sites de viagens acima de 169 mil horas.
    Relativamente aos sites visitados, o Lifecooler liderou em utilizadores únicos, com 727 mil visitantes, enquanto o Booking arrecadou a 1ª posição em páginas consultadas e em tempo dedicado.

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