As minhas ultimas mensagens no Twitter

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

    Open-source cada vez mais popular nas empresas depois de ter conquistado os particulares


    Apesar de haver diferenças significativas entre Software Livre e Software de Código Aberto, a ideia é que Software Livre/Código Aberto está livremente disponível juntamente com o seu código fonte, permitindo que toda a gente possa contribuir, personalizá-lo e melhorá-lo. Um exemplo é o Mozilla/Firefox que é mantido e melhorado por centenas de colaboradores, distribuído livremente pela Internet e a sua licença torna-o tanto Software Livre como Software Código Aberto. Os voluntários ajudam a distribuir e melhorar os produtos baseados no projecto Mozilla. À luz do espírito do Software Livre, planeam reinvestir todo o dinheiro obtido pela Associação no seu desenvolvimento, porque o seu estatuto legal assim o exige. Portanto, toda a energia e dinheiro colocados no projecto por voluntários não beneficiarão os accionistas, porque a associação não tem tais pessoas e não permite que as contribuições sejam repartidas.
    A grande maioria das empresas na Ásia, Europa e América do Norte (85%) usa actualmente software livre e as poucas organizações que ainda não recorrem ao open-source pensam faze-lo nos próximos 12 meses, revela uma análise recente da Gartner.
    O estudo, que inquiriu 274 organizações entre Maio e Junho de 2008, revela a adopção do software livre tem sido beneficiada pela crise económica e pela consequente pressão para reduzir custos em TI.
    O menor custo total de propriedade, a redução dos custos de desenvolvimento e a implementação facilitada em novos projectos de TI são as principais razões apontadas para a utilização de software open-source entre as empresas inquiridas.
    A adopção do software livre não significa no entanto que as empresas tencionam abandonar as soluções proprietárias, mas antes fazer com que ambos os modelos convivam na mesma infraestrutura de TI, salienta a Gartner.
    Existem sites como o Baixaki que é uma referência internacional quando alguém pensa em downloads e tecnologia (eu utilizo e recomendo). Todos os programas que entram no site são primeiro testados e avaliados por um membro do site, que depois escreve um texto explicativo sobre o funcionamento do aplicativo, os seus prós, contras, vantagens e desvantagens. A isto junta-se a opinião dos utilizadores e ainda são referidos programas com efeitos semelhantes. Também publicam artigos relacionados aos downloads, a internet e tecnologia em geral. São publicados o numero de downloads individuais, feitos tops, publicadas news e rss com as ultimas novidades... tudo de extrema utilidade para quem usa computador e a internet. E de uso totalmente gratuito...
    É por isto tudo que o Baixaki é, segundo o Ibope, o maior site de tecnologia do Brasil chegando, em agosto de 2008, a 6 milhões de utilizadores únicos e a mais de 20 milhões de utilizadores totais segundo o Google Analytics. O site foi lançado em 1° de Outubro de 2000. Desde o lançamento do site já foram feitos mais de 1,1 bilhão de downloads. Faça uma visita... verá que não se arrepende.

    Sem comentários: