As minhas ultimas mensagens no Twitter

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    quarta-feira, 8 de abril de 2009

    Convite para Orador no painel "Estás online para que vida?"

    "O GACSUM - Grupo de alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho - é uma associação juvenil sem fins lucrativos criada em 1994 e reconhecida oficialmente pelo Registo Nacional de Associações Juvenis. Em Abril, o grupo realiza a actividade mais importante do ano: as XII Jornadas de Ciências da Comunicação. A presente carta tem por objectivo convidá-lo para o papel de orador no painel de Multimédia, a acontecer no dia 22 de Abril (quarta-feira). De acordo com os seus estatutos, o GACSUM procura promover o curso de Ciências da Comunicação. Para o efeito, ao longo do ano, realiza várias actividades ligadas aos temas de interesse para o curso. Mas não releva a importância de uma iniciativa central que permita o debate entre o mundo académico e o trabalho do profissional de comunicação, pois entendemo-lo como um passo importante para evolução do nosso campo de saber. Por isso, o GACSUM organiza anualmente as Jornadas de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Este ano, o tema de cartaz escolhido pelos alunos foi: "Comunicar com Pedras no Sapato". O debate está marcado para os dias 21 e 22 de Abril. Nas XII Jornadas de Ciências da Comunicação, de uma forma geral, o objectivo é perceber as manobras de contorno à ética através de algumas estratégias, a sua legitimidade e como funciona a regulação nessa matéria. Temos contacto com o seu trabalho e conhecemos o valor que lhe é atribuído. Assim vimos, por este meio, convidá-lo a participar como orador nas XII Jornadas de Ciências da Comunicação no painel "Estás online para que vida?". O futuro passa pela multimedialidade. Cada vez mais o individuo se isola numa segunda realidade, online. Nas XII Jornadas de Ciências de Comunicação levantamos a questão da aproximação entre as duas realidades. Que regras existem nas redes sociais? Qual a influência da rede na vida real de cada um? Qual é, no fundo, a vida real? A frustração virtual pode significar uma morte real? A discussão, neste painel, pretende abrir caminho para um melhor entendimento do nosso futuro e perceber, ao certo, para que vida estamos online. Será com prazer que o receberemos na nossa universidade. Na certeza de que a iniciativa constitui uma experiência valorosa para ambas as partes, comprometemo-nos a suportar todas as despesas (transporte, alimentação e, caso seja necessário, alojamento)."

    domingo, 5 de abril de 2009

    Google Should Offer To Buy Twitter For $1 Billion

    If Google isn't in talks to buy Twitter, it should be. Specifically, it should offer the company $1 billion, cash. Why? Five reasons:
    Google needs a huge new growth engine and Twitter might just fit the bill.
    The current search product cycle is coming to an end. Google needs an "Office" to go with its "Windows." It hasn't found one yet. Twitter--and real-time search--could end up being a monster. If Google waits around to see whether it really WILL be a monster, Twitter will be a hell of a lot more expensive. Remember when Yahoo's Terry Semel whiffed on buying Google?
    Twitter is a hell of a lot more relevant to Google's business than other big Google ideas, such as YouTube or Larry Page's plan to have Google solve the world's energy crisis (see his crazy talk of two years ago).
    Twitter is also about communications, which is the one part of the content-communications-and-commerce Internet tripod that Google is still weak in.
    $1 billion is couch change for Google.
    Google generates $1 billion of cash every two months. If Twitter ends up being worth $0, as some people persist in thinking, Google can just say "oops" and take a minor write-off. If Twitter ends up being worth a lot more than $1 billion, however, as we and others think is likely, Google will make money. If it ends up being a monster, Google will make a lot of money.
    Twitter could conceivably threaten Google's cash cow--search.
    This "real-time search" meme is actually a compelling story-line. If you want to know what people are talking about right now, you go to Twitter, not Google. Twitter hasn't figured out how to make bank off that yet, but it may well do so. Remember how much ridicule was heaped on Google's worthless "search engine" in the early days?
    Like Google, Twitter is already a verb.
    What company do you know of that owns two verbs?
    Would $1 billion be enough to get the Twitter boys to part with their baby? It might, actually. $1 billion is still a lot of money, especially for a company with no revenue. And Google's global distribution and technology infrastructure would be a help to Twitter. So they'd be silly not to take the offer seriousy.

    Sony apresenta câmara de vídeo com GPS

    Sony apresenta câmara de vídeo com GPS

    A Handycam HDR-TG5V inclui um receptor GPS, que permite georreferenciar os vídeos e as fotos. Vai custar cerca de 1000 euros.

    Dicas: depositosaprazo e worldometers

    depositosaprazo
    Comparação de depósitos a prazo de vários bancos e informações sobre os respectivos produtos.

    worldometers
    estatísticas mundiais actualizadas permanentemente.

    quinta-feira, 19 de março de 2009

    Já se pode reclamar via Internet!...

    Quer reclamar? Já tem onde! Muito simples.
    Se quer reclamar de um mau serviço, de uma empresa, de um produto, etc. já tem onde.
    http://www.livroamarelo.net/
    Por outro lado, se tem dúvidas sobre determinada empresa podes fazer uma busca no próprio site. Não deixe de divulgar o que está mal ou não foi cumprido por uma determinada empresa. Assim está a ajudar os outros a não caírem na mesma asneira de contratar serviços ou comprar produtos que não prestam. Quantas mais reclamações forem registadas, menos possibilidades são dadas aos maus prestadores de serviços e produtos. Este método dispensa ainda o envio por correio da cópia da reclamação escrita para entidade fiscalizadora, procedimento que, por ser menos claro e burocraticamente limitativo, anulava a grande maioria das reclamações.

    domingo, 8 de março de 2009

    Como a Microsoft vê o futuro a dez anos

    Na Wharton Business Technology Conference 2009, Stephen Elop, presidente da divisão de negócios da Microsoft, exibiu um vídeo-conceito sobre o futuro, mais precisamente em 2019.
    Obviamente a Microsoft tem interesse nesse futuro. Algumas tecnologias da empresa já existentes hoje, como o Microsoft Surface, estão presentes no conceito. Praticamente tudo será feito por gestos e toques, algo que o Windows 7 introduzirá no mercado doméstico ainda este ano.
    Daqui 10 anos não andaremos em caros voadores - ainda. Entretanto, uma espécie de GPS nos guiará em grandes lojas que irá facilitar a vida de todos. Enfim, confira o bom trabalho feito pela Microsoft Office Labs divulgado na web logo abaixo. O vídeo completo, exibido no evento, pode ser visto na fonte desta notícia.
    Pode parecer loucura alguns detalhes que aparecem nas imagens. Nem tudo que é mostrado se tornará realidade, afinal, é apenas um conceito. Mas certamente, se a tecnologia continuar a evoluir como nos últimos anos, o futuro será algo perto disso (ou não).
    Voltando algumas décadas no passado, Bill Gates, um dos fundadores da gigante Microsoft, disse que todas as casas no mundo possuiriam um computador. Na altura ele foi acusado de ser entusiasta demais. Hoje praticamente todas as casas tem um PC - ou mais, sem contar com os portáteis. Só na rede mundial de computadores, existe aproximadamente mil milhões de aparelhos ligados.
    Conclusão: Não duvide dos poderes de previsão para o futuro da Microsoft! Se o futuro será parecido com o apresentado no vídeo ou não só saberemos daqui uma década. Podem fazer as vossas apostas.

    Os filmes a salientar que vão estrear em 2009

    O ano de 2009 promete não ficar para trás de 2008 com diversas superproduções aguardadas a caminho como o sexto “Harry Potter”, a sequência de “Transformers” e o novo “Star Trek” dirigido pelo criador da série de TV “Lost”. Há ainda as adaptações da banda desenhada “The Spirit” e “Watchmen”, além de “Anjos e demônios” que é a continuação de “O código Da Vinci”.
    Aqui fica uma lista com o titulo e o seu realizador:
    1. “Harry Potter e o enigma do príncipe”, de David Yates
    2. “Star Trek”, de J.J. Abrams
    3. “X-Men Origins: Wolverine”, de Gavin Hood
    4. “The Spirit – O filme”, de Frank Miller
    5. “Transformers: A vingança dos derrotados”, de Michael Bay
    6. “Anjos e demônios”, de Ron Howard
    7. “Watchmen – O filme”, de Zack Snyder
    8. “O exterminador do futuro – A salvação”, de McG
    9. “Avatar”, de James Cameron
    10. “Dragonball”, de James Wong
    11. “Jonas Brothers 3D”, de Bruce Hendricks
    12. “A era do gelo 3”, de Carlos Saldanha
    13. “Shutter island”, de Martin Scorsese
    14. “Toy story 3D”, de John Lasseter
    15. “Jean Charles”, de Henrique Goldman

    Dia Internacional da Mulher - 8 de Março

    Assinala-se hoje (8 de Março) o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar a dat existe o site oficial da iniciativa mundial onde pode acompanhar as principais notícias e ficar a conhecer o significado do dia: http://www.internationalwomensday.com/
    Acerca da data que hoje se assinala existem diversas versões. A mais conhecida reporta um incêndio numa fábrica têxtil de Nova Iorque em 1857 na altura em que centenas de mulheres reivindicavam os seus direitos. No incidente morreram 130 operárias. A historia do 8 de Março cruza-se com diversas situações e feitos históricos que acabam por mostrar um cenário histórico de acontecimentos marcados por factores tão relevantes como a Primeira Guerra Mundial, Revolução russa, luta pelo sufrágio feminino, desavenças entre socialistas e sufragistas e o crescente auge do sindicalismo feminino ao longo das primeiras décadas do século XX na
    Europa, Estados Unidos e América Latina. Historicamente, o Dia da Mulher acabou por ficar ligado aos partidos socialistas europeus e norte-americanos que, desde 1908 instauraram umas jornadas de reflexão e acção denominadas "Woman's Day".
    Mais de um século depois o tema centra-se no combate à violência contra mulheres e crianças, embora os temas possam variar nos diferentes países que assinalam a data.

    sexta-feira, 6 de março de 2009

    Fibra óptica na cidade do Porto

    O director-geral da associação Porto Digital explicou já os detalhes do projecto que visa dar fibra à cidade, onde já foram investidos 4 milhões de euros e que pretenderá ligar 99% dos portuenses à fibra óptica em 5 anos.
    O grupo DST anunciou um investimento de 80 milhões de euros para instalar mil quilómetros de fibra na cidade do Porto, um projecto que junta quatro empresas do grupo nortenho à Associação Porto Digital. Alexandre Sousa, director-geral da associação que reúne várias entidades públicas da cidade, explicou que o novo projecto está pensado a cinco anos e pretende cobrir 99 por cento da população do Porto. Até Junho do próximo ano todas as escolas públicas e privadas vão ter acesso à tecnologia. Alexandre Sousa espera em breve começar a receber manifestações de interesse dos operadores, embora admita que tendo sido escolhida uma progressão para o traçado que privilegia primeiro organismos públicos (muitos sem custos de acesso à rede, graças aos termos do protocolo que suporta o projecto) o interesse na rede por estes parceiros poderá não surgir já.
    A rede de fibra que nascerá aos longo dos próximos cinco anos será explorada pela empresa criada entre a DST e a Porto Digital e funcionará numa lógica aberta, com qualquer operador a poder prestar serviços sobre a infra-estrutura. Alexandre Sousa defende o modelo, pelos benefícios óbvios ao nível dos custos para um operador, e garante que o objectivo dos promotores do projecto é chegarem a um modelo de negócio que permita aos operadores que prestam serviços através da rede arrecadarem dois terços da receita gerada (um terço pagará o acesso).

    "E-mail marketing" entre os maiores investimentos em publicidade

    As acções de e-mail marketing estarão entre as cinco grandes das preferências deste ano para o mercado publicitário. De acordo com os resultados de um inquérito noticiado pelo Online Marketing Blog, será umas das cinco técnicas promocionais mais utilizadas para gerar negócio.
    O inquérito, realizado a 532 empresas a laborar no Reino Unido, revela que 17% pretende incidir as suas acções publicitárias em campanhas de e-mail, enquanto que 14% prefere utilizar publicidade paga nos motores de busca. Cerca de 10% irá apostar em video marketing. A actividade nas redes sociais e as técnicas de optimização SEO encontram-se também nas posições cimeiras. O marketing por correio electrónico representou cerca de 23% do orçamento dedicado a acções on-line pelas empresas britânicas no ano transacto, um acréscimo de 4%, em relação a 2007, que registou apenas 19%.

    Filmes, Filmes e mais Filmes... v2

    O conteúdo indicado por estes sites deve ser usado apenas para teste e permanecer apenas 24 horas no seu computador. Estes sites tem links para outros onde se alojam os filmes completos... para quem tem ligações a net rápidas (ex: meo) e com trafego ilimitado é uma possibilidade de ver bons filmes... alguns dos quais ainda com estreia não marcada em Portugal.
    Algumas sugestoes:
    http://www.tugafilmes.pt.vu/
    http://www.piratatuga.net/category/filmes/
    http://tugafilmes2008.blogspot.com/
    http://www.telaquente.net/
    http://www.baixando-filmes.com/
    http://baixefilmesgratis.com/
    Se tiver alguma dificuldade para visionar o filme entre em contacto comigo por comentário ou email.
    Mas aqui fica um excelente Player de filmes e videos:
    O Media Player Classic - HomeCinema. Um simples e muito util player de vídeo que não necessita de codecs nem de instalação.

    Europeus compram mais online mas só no seu país

    Segundo os números apresentados pela Comissão Europeia, em Portugal apenas 10 por cento dos consumidores realizaram compras online em 2008, tendo em conta exclusivamente as compras efectuadas no consumo privado.
    Alemanha, Reino Unido e França são os três grandes mercados do comércio electrónico na União Europeia, responsáveis por boa parte dos 106 mil milhões de euros que o sector valia em 2006. Nos dados de 2008 a CE conclui que os mercados onde o comércio electrónico de privados foi opção para mais de 50 por cento da população foram a Dinamarca, Alemanha e Holanda.
    Um estudo apresentado pela Comissão Europeia revela que as barreiras ao comércio electrónico transfronteiriço são o principal entrave ao desenvolvimento do sector na União Europeia, embora os números apurados também revelem que uma percentagem crescente de europeus faz compras online. Os dados mostram que entre 2006 e 2008 a percentagem de consumidores europeus que compra online passou de 27 para 33 por cento, mas o comércio online transfronteiriço permaneceu estável. Apenas 7 por cento de quem compra online escolhe lojas de outro país.
    Conclui-se que para este factor contribuem barreiras linguísticas (embora 60 por cento das lojas ofereça serviços multilingue), regulatórias e questões de confiança relativamente aos meios de
    pagamento, garantias dos produtos e assistência.
    Os dados mostram no entanto que os consumidores que compram online estão satisfeitos com as suas experiências, sobretudo nas categorias de produtos mais populares do comércio online: as Tecnologias de Informação e Comunicação e os produtos ligados ao entretenimento.
    Aspectos como a maior diversidade de ofertas e preços são valorizados. Já a publicidade e a falta de clareza da informação associada às compras online são aspectos negativos apontados.
    Outra conclusão patente é que existe disponibilidade do consumidor para apostar mais nas compras transfronteiriças, sobretudo quando confrontadas com possíveis vantagens ao nível de preços.

    Qual o melhor local para trabalhar em Portugal?

    O Great Place to Work Institute publicou a lista das trinta melhores empresas para trabalhar em Portugal. A Microsoft obteve o primeiro lugar do ranking, à semelhança do que aconteceu na tabela da Exame.
    Nas diferentes categorias por dimensão os destaques foram para a Accenture (acima de 1000 colaboradores), Cisco (entre 101 a 250 colaboradores), Cushman & Wakefield (menos de 100 colaboradores) e Microsoft (entre 251 a 1000 colaboradores).
    A lista ficou concluída com as empresas Liberty Seguros, Diageo, Everis, Matutano, Mars Portugal, Thomson Reuters, BMW Portugal, Primedrinks, GMS Consulting, Janssen-Cilag, Medtronic Portugal, ROFF, PWC, PT Contact (Évora), SAS, Bristol Myers-Squibb, Deloitte, HP, Cadbury, Ativism, ByCom, Re/Max, HUF, Barclay's, BNP Paribas e José Júlio Jordão.
    Este ano, foram ainda reconhecidas as empresas mais bem sucedidas na satisfação de um grupo em particular. Como tal, a Liberty Seguros foi eleita a Melhor Empresa para Trabalhar para Mulheres, a Everis Portugal para os jovens e a GMS Consulting para empresários. No âmbito da RSE e da Liderança e Formação para a Sustentabilidade, os prémios foram, respectivamente, para a Accenture e para a Microsoft.
    As empresas participantes na análise representam cerca de 22 mil colaboradores, 11.358 dos quais pertencentes às organizações que se qualificaram para o ranking das 30 melhores.

    terça-feira, 27 de janeiro de 2009

    Microsoft disponibiliza o Internet Explorer 8 RC1

    A Microsoft acabou de disponibilizar para download público o Internet Explorer 8 Release Candidate 1. O navegador apresenta melhorias significantes em relação ao IE7 e o lançamento definitivo é esperado para os próximos meses.
    O Internet Explorer 8 é a versão mais recente do conhecido navegador da Web que 80% dos utilizadores da internet usam e esta versão irá ajuda-lo a obter tudo o que desejar da net, de uma maneira mais rápida, mais fácil, mais privada e mais segura do que antes.

    - Mais Rápido O Internet Explorer 8 apresenta novas páginas e guias, além de uma capacidade de resposta melhor, podendo ser aberto de forma rápida e confiável. Agora, as informações mais importantes para você podem ser obtidas em menos etapas: um clique para acessar seu webmail, sites de notícias favoritos ou outros serviços online.
    - Mais Fácil
    Reduz as etapas para realizar muitas tarefas comuns, e automatiza seu acesso a informações atualizadas em tempo real. Você pode acompanhar seus times favoritos, notícias e previsões do tempo com um único clique.
    - Mais Privado
    Ajuda a proteger sua privacidade e informações confidenciais em qualquer lugar na Web.
    - Mais Seguro
    Não deixa que softwares mal-intencionados atinjam seu PC, e facilita a detecção de sites falsos.

    ie8rc1

    domingo, 25 de janeiro de 2009

    Worldometers: Estatísticas mundiais em tempo real

    O Worldometers exibe estatísticas em tempo real sobre diversos temas a nível mundial como população, economia, sociedade, meio ambiente, alimentação, água, energia e saúde. Ao todo, são 66 indicadores sobre os assuntos mais variados. Mesmo quem odeia números vai gostar dos dados exibidos pelo site. É possível saber, por exemplo, o número de mensagens colocadas em blogs no dia de hoje, número de pessoas que fazem aniversário neste dia, população do planeta Terra, quantidade de água consumida em 2009 e número de suicídios. Tudo isso em tempo real. É claro que todos os dados colocados no site não passam de estatísticas, já que não existe nenhum "desocupado" a contar o número de cigarros consumidos no mundo a cada dia, a não ser que ele tenha algum contacto com o além!... Mesmo assim já dá para se ter uma ideia. Só para se ter uma ideia, segundo o Worldometers, foram enviados mais de 2 bilhões de e-mails, 8 mil posts em blogs e feitas 9 milhões de pesquisas no Google só enquanto eu estava a escrever este texto. Ou que faltam 15,654 dias para o petróleo acabar!... Quer saber mais? Aceda ao site.

    sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

    Google é a quarta melhor empresa para se trabalhar

    A revista Fortune, que em 2007 e 2008 havia elegido o Google como melhor empresa para se trabalhar no mundo, deu em 2009 a quarta colocação para a empresa de Mountain View. Os benefícios do Googleplex, que incluem plano médico e odontológico, além de salas de exercício e jogos e estações de café para comer de graça, não foram suficientes para manter a gigante da internet no primeiro lugar.

    O Googleplex. Uma mistura de campus corporativo com um animado playgroud universitário. Com certeza, um dos melhores lugares para trabalhar.

    Quem encabeça a lista este ano é a NetApp, fundada em 1992 e sediada na cidade de Sunnyvale, estado da Califórnia. Atualmente, presta serviços na área de armazenamento e gerenciamento de dados de empresas. Os benefícios para os mais de 8000 empregados são vários: cinco dias pagos por trabalho voluntário e 11 mil dólares por ajuda de adoção. Além disso, a empresa ganhou market share durante a crise, não demitiu ninguém e possui 2 bilhões de dólares em caixa para superar a crise financeira mundial. Outras empresas bastante conhecidas são a Cisco, em 6º lugar, a Adobe em 11º, Microsoft em 38º, DreamWorks em 47º, eBay em 83º e FedEx em 90º. Empresas como HP, Apple e IBM não apareceram no top 100, que incluem 73 empresas com vagas disponíveis para trabalho. Para fazer a lista das 100 melhores empresas, a revista Fortune ouviu 81 mil empregados de 353 empresas diferentes, num questionário com 57 perguntas. A lista tem informação de cada empresa referida.

    quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

    Instituições de solidariedade divulgam necessidades

    O semanário SOL prolongou a sua óptima iniciativa de Natal em que convidou as instituições de solidariedade a divulgarem as suas necessidades. No mapa interactivo publicado no site, no qual figuram instituições de todo o país com as suas necessidade, já conta com 70 entidades. O semanário SOL pretende assim ajudar as instituições de solidariedade a divulgar os bens de que mais carecem.
    O SOL desafia ainda que muitas mais se juntem a este projecto. Os interessados apenas terão que enviar para solidariedade@sol.pt o nome da instituição, o distrito, os bens de que necessita e o local onde estes podem ser entregues.
    Visite o mapa e, se poder, contribua com algo. Se todos ajudarmos algumas necessidades podem ser assim supridas.

    quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

    Campus Party: um dos maiores eventos no Brasil

    Desde 2008, ocorre no Brasil a Campus Party, um dos maiores e mais completos eventos relacionados à tecnologia e às novas tendências no mundo. O evento, este ano, decorre em São Paulo, de dia 19 a 25 de Janeiro, numa área total de trinta e oito mil metros quadrados. As quatro mil vagas disponibilizadas para inscrição já se esgotaram e há mais 2.000 pessoas que estão a participar sem computador pessoal. Pode-se acompanhar todos os acontecimentos do evento no site oficial que conta com notícias, informações e diversos outros detalhes inerentes ao acontecimento/festa. As metas principais da realização do Campus Party podem ser resumidas assim: disseminação e a troca de conhecimentos entre os milhares de utilizadores assíduos do mundo informático em especial quando se trata de temas “online”. Além de professores, estudantes e jornalistas, estão presentes na festa alguns dos donos de blogs e comunidades influentes na rede. Por este motivo, sua importância como formadores de opinião é crucial para a divulgação e ampliação dos objectivos da feira. Os participantes da Campus Party contam com toda uma infra-estrutura adaptada para a ocasião (c/ rede 2Gbps), permitindo a acomodação de todos os presentes de forma organizada e segura. Além da zona dos computadores há áreas para a montagem de tendas e alimentação. Os inscritos e visitantes podem ver e participar de conferencias, palestras, shows e diversas outras possibilidades dentro do evento. O local conta, ainda, com um espaço destinado às campanhas de inclusão digital, visando democratizar e expandir o uso e os conhecimentos sobre tecnologia e informática para os menos favorecidos.
    Ver site oficial em: http://www.campus-party.com.br/
    Até 25 de janeiro, quando o evento acaba, as inovações em design, música, jogos e muito mais estarão em exibição e serão alvos de debates. Se você, como eu, não conseguir ir à Campus Party não há problema! Você poderá manter-se actualizado com os acontecimentos através da comunidade oficial do orkut e o canal oficial do YouTube.
    Tem um interesse mais específico? Também existem comunidades no orkut dedicadas a tudo, desde modding até o número cada vez maior de mulheres que vão à Campus Party. Não deixe de dar uma olhada em todas elas para encontrar a que mais lhe interessa.

    Um site onde podemos criar Banda Desenhada...

    O Toondoo é um site onde se pode criar histórias em banda desenhada. Apesar de estar em inglês, é muito fácil de usar. Se você sempre sonhou em criar a sua própria "história em quadrinhos", tem aqui a sua chance! Não é preciso saber desenhar, pois o site fornece todas as ferramentas para criação da banda desenhada. E pode ainda publicar o resultado no seu blogue ou na Internet. Uma óptima dica para as crianças de todas as idades, dos 8 aos 80 anos!

    As 15 músicas mais vendidas pela net em Portugal

    A Agência Fonográfica Portuguesa divulgou os números das músicas mais vendidas em Portugal, via Internet, ao longo de 2008. Os dados têm em conta as vendas em sete plataformas digitais (iTunes, e-Music, Sapo/Musicaonline, Optimus, TMN, Vodafone e 7 Digital) e apontam para a comercialização de 122.245 faixas de música.
    A música mais descarregada online, de forma legal, foi Love in The Club de Husher com 9.266 faixas vendidas. Brandi Carlile ocupou a segunda posição com a música The Story, descarregada 8.578 vezes. A terceira música mais procurada por quem compra online foi Mercy de Duffy, comprada 4.669 vezes. A primeira posição portuguesa da tabela dos 15 mais vendidos é ocupada por Jorge Palma, que surge na oitava posição da tabela com 3.575 downloads, um pouco menos que a Canção do Orelhinhas, que chegou no ano passado a 4.378 dispositivos digitais.
    A seguir a lista das 15 mais vendidas:
    1 LOVE IN THIS CLUB - USHER
    2 THE STORY - BRANDI CARLILE
    3 MERCY - DUFFY
    4 4 MINUTES - MADONNA
    5 APOLOGIZE - TIMBALAND FEAT. ONE REPUBLIC
    6 VIVA LA VIDA - COLDPLAY
    7 CANCÃO DO ORELHINHAS - ORELHINHAS SCHNUFFEL
    8 ENCOSTA-TE A MIM - JORGE PALMA
    9 I'M YOURS - JASON MRAZ
    10 GOOD LUCK / BOA SORTE - BEN HARPER; VANESSA DA MATA
    11 SWEET ABOUT ME - GABRIELLA CILMI
    12 NO ONE - ALICIA KEYS
    13 BETTER IN TIME - LEONA LEWIS
    14 BLEEDING LOVE - LEONA LEWIS
    15 I KISSED A GIRL - KATY PERRY

    Presidência da República e Vaticano mais Online

    A actividade da Presidência da República poderá ser acompanhada no Twitter através do endereço http://twitter.com/presidencia. Poderá assim acompanhar a actualidade do Presidente da República, a sua agenda, intervenções, visitas e outras iniciativas.
    A rede social Twitter é uma comunidade online, formada em torno de uma pergunta: "O que estás a fazer neste momento?". Esta rede permite o envio de pequenas mensagens até 140 caracteres, tendo sido por isso designada como microblog. Na nota da Presidência da República recorda-se ainda que, em nome individual, Cavaco Silva já faz parte, desde Fevereiro de 2008, da "rede social de talento português The Star Tracker, com membros espalhados pelo mundo e residentes em 73 países".

    O Vaticano anunciou hoje 23/Jan o lançamento de um canal oficial no YouTube em www.youtube.com/vaticanit. Fruto de uma parceria entre o Google, dono do popular site de partilha de vídeos, e a Santa Sé, este projecto é anunciado na sequência do desafio lançado pelo Papa aos media dos Vaticano, no sentido de se unirem para levarem a palavra do Senhor junto dos cibernautas.
    Para além das mensagens do Papa Bento XVI, neste canal serão ainda publicadas notícias produzidas pela rádio e televisão do Vaticano. Ainda que possa ser visto como mais um passo decisivo da Igreja Católica na Internet, esta não é a sua primeira aventura no ciberespaço. Desde 1997, o Vaticano tem online o seu site oficial, um dos poucos a nível mundial que publica conteúdos em latim. Em Dezembro último, este site implementou o motor de pesquisa do Google. Através de um outro site oficial, o da Cidade do Vaticano, é também possível aceder a seis câmaras que transmitem imagens em tempo real do túmulo do Papa João Paulo II e da Praça de S. Pedro, por exemplo. O Vaticano também já têm uma página oficial no site social Facebook. Gerido pelo Serviço de Notícias Católico, a página já foi subscrita por 278 fãs... não são muitos fãs!... mas é um começo (sorriso).
    O papa Bento VXI afirmou nesta sexta-feira (23) que as novas tecnologias são um "verdadeiro dom" para a humanidade e um canal para a comunicação e novas amizades. Ele advertiu, no entanto, que quando o desejo de conexão virtual se torna obsessivo a consequência é o isolamento, interrompendo a interacção social das pessoas. "Seria uma pena que nosso desejo de estabelecer e desenvolver as amizades on-line acontecesse em detrimento de nossa disponibilidade para a família, os vizinhos e dos que encontramos em nossa vida quotidiana ", alertou. Segundo o papa, as ferramentas on-line devem estar a serviço "de todos os seres humanos, especialmente dos mais necessitados e vulneráveis". Acrescentou que “da nova cultura da comunicação se derivam muitos benefícios para as famílias, os estudantes, a pesquisa, a ciência, entre outros, e que esse desejo de comunicação e amizade tem sua raiz na própria natureza humana”.

    Calculadora em Excel para o crédito à habitação

    O Diário Económico disponibilizou um novo simulador para que possa calcular o valor da prestação da sua casa. Com os juros a descer, saiba quanto é que vai cair o montante a pagar ao banco.
    O simulador é um instrumento de auxílio aos leitores, mas não vincula o Diário Económico (ou o meu blog, heheheeee), nem substitui os cálculos efectuados pelas instituições de crédito.
    Clique aqui para saber quanto vai pagar nas prestações da sua casa.

    domingo, 18 de janeiro de 2009

    Internet tem 186,7 milhões de sites e outros numeros

    No final de 2008, a Internet era composta por 186,7 milhões de sites. O ritmo de crescimento diminuiu consideravelmente, quando comparado com anos anteriores. Aumentaram 31,1 milhões de sites relativamente a Dezembro de 2007. Em 2007, a Internet ganhou mais 48,7 milhões de sites. Em 2006, o crescimento tinha-se sido de 31,6 milhões. É interessante verificar que o número total de sites na Internet mais que duplicou relativamente a 2005: 75,25 milhões.
    E a Pornografia na Internet?
    A verdade é que a pornografia tomou conta do mundo na internet: 12% de todos os sites que existem são pornográficos, ou seja, tem bastante por onde escolher; 25% de todas as procuras que se fazem em motores de busca (Google, Sapo, etc.) são pornográficas; 35% dos downloads que são feitos, são pornográficos. A cada segundo que passa, 28258(!) pessoas estão a ver pornografia na internet e a cada dia que passa, há 266 novos sites pornográficos!... A lista continua... veja o video. Se conseguir prestar atenção ao que está escrito!...

    sábado, 17 de janeiro de 2009

    Recomendação da Cruz Vermelha Internacional

    As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes, nos acidentes da estrada, os feridos têm um telemóvel consigo. No entanto, na hora de intervir junto destes doentes, não sabem qual a pessoa a contactar na longa lista de telefones existentes no telemóvel do acidentado. Para tal, a Cruz Vermelha lança a ideia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contactos o NÚMERO DA PESSOA a contactar em caso de emergência.
    Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergência' (as letras AA são para que apareça sempre este contacto em primeiro lugar na lista de contactos). É simples, não custa nada e pode ajudar muito a Cruz Vermelha ou quem nos acuda... e no fundo a nós próprios.

    quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

    Saiba como procurar no Google da melhor forma

    O Google Search é, actualmente, o site de buscas mais famoso, eficaz e visitado da net. Mas será que todos sabem como fazer buscas eficientes no Google? Decidi trazer-lhes algumas informações relevantes sobre como usar a busca do Google da melhor maneira. Por exemplo: você sabia que é possível saber o horário local das principais cidades do mundo pelo Google? Sabia que também é possível consultar a previsão do tempo da sua cidade, converter moedas ou fazer contas matemáticas? Pois é, estas são apenas algumas de muitas outras ferramentas que o Google oferece.
    Aqui segue uma lista com uma boa quantidade de comandos úteis:

    Conteúdo entre aspas:
    o comando “entre aspas” efectua a busca pela ocorrência exacta de tudo que está entre as aspas, agrupado da mesma forma.
    Sinal de subtracção:
    este comando procura todas as ocorrências que você procurar, excepto as que estejam após o sinal de subtracção. É o chamado filtro (ex: microsoft -download).
    OR (ou):
    OR serve para fazer uma pesquisa alternativa. No caso de “Carro (vermelho OR verde)” (sem as aspas), o Google irá procurar Carro vermelho e Carro verde. É necessário usar os parênteses e OR em letra maiúscula.
    Asterisco:
    utilizar o asterisco entre aspas dá várias alternativas. (ex: café * leite: Google buscará ocorrências de café + qualquer palavra + leite.
    Define:
    comando para procurar definições de qualquer coisa na internet (define:ananás).
    Info:
    info serve para mostrar as informações que o Google tem sobre algum site (info:www.sapo.pt).
    Palavra-chave + site:
    procura certa palavra dentro de um site específico (download site:www.jogos.pt).
    Link:
    procura links externos para o site especificado (ex: link:www.microsoft.com).
    Intitle:
    restringe os termos da busca aos títulos dos sites (ex: intitle:eu ja fui).
    Allinurl:
    restringe os termos da busca às URL dos sites (ex: allinurl:cachorro).
    Filetype:
    serve para procurar ocorrências algum formato de arquivo específico (ex: “arvore azul:pdf”).
    Time:
    pesquisa o horário das principais cidades do mundo (ex: time:new york).
    Weather:
    pesquisa a previsão do tempo para as principais cidades do mundo (ex: weather:Paris).
    Calculadora:
    serve para efetuar contas matemáticas com o Google (ex: 10 / 2).
    Conversão de moedas:
    serve para comparar o actual valor de duas moedas (ex: 7 dollar in euro).
    Conversão de temperatura:
    converte temperatura em Celsius para Fahreinheit (ex: 140 C in F).
    Conversão de distâncias:
    utilizada para ver a correspondente distância em diferentes medidas (ex: 100 miles in kilometers).
    Conversão de velocidade:
    comando para converter medidas de velocidade (ex: 48 kph to mph).
    Find a business:
    procure lojas ou restaurantes em certa cidade. (ex: shopping, Lisbon).
    Movie:
    comando para procurar por títulos de filmes (ex: movie: Batman).
    Director:
    o comando director serve para descobrir o nome de um diretor de certo filme (ex: director braveheart).

    Como enviar ficheiros grandes pela Internet

    Imagine que você precisa de enviar um arquivo de 50 MB, para outra pessoa, via Internet. Parece simples não é? Se estiver online no MSN com essa pessoa pode passa-lo durante a conversa decorre. Se em offline basta enviar um e-mail com o arquivo anexado. O problema é que a maior parte dos servidores de e-mail não aceita anexos com tamanho maior que 10Mb (ex: Hotmail) ou 20Mb (ex: Gmail)! E se o seu servidor aceitar, provavelmente o servidor do destinatário vai recusar. E agora? Como enviar o arquivo? A solução é usar um site para armazenamento de arquivos online. Basta armazenar o arquivo no site e mandar apenas o endereço do mesmo (link) para que a outra pessoa, ou grupo de pessoas, possa baixá-lo. Existem vários sites com esta função na Internet, dentre eles: Rapidshare, Deposit File, YouSendIt, Easyshare e Megaupload. Com estes a terem diferentes limites, por arquivo, respectivamente 200Mb, 2Gb, 100Mb, 100Mb e 1Gb.

    Os 10 sites mais visitados durante o ano de 2008

    De acordo com os resultados do estudo Netpanel da Marktest a lista dos 10 sites mais visitados, em Portugal, em 2008 é encabeçada pelo «hi5.com», com cerca de 6,5 mil milhões de páginas, seguido do «google.pt», com 2,65 mil milhões e do «travian.pt», com cerca de 2,55 mil milhões. Seguem-se depois sites como o «live.com», 0 «sapo.pt», o «google.com», o «youtube», «ogame.com.pt», o «IOL.pt» e, na última posição (10ª), o «tribalwars.com.pt». Em termos de portais nacionais o «IOL» destaca-se em nono lugar com 543,3 milhões de páginas vistas, e o seu concorrente directo, o «sapo.pt» quatro posições à frente, com 1,21 mil milhões de visitas anuais.

    segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

    Comparativos de Preços pela Internet

    Coloco aqui vários comparativos de preços que estão disponíveis na internet:

    Permite comparar os preços dos medicamentos genéricos e não genéricos.
    http://www.infarmed.pt/genericos/

    Permite comparar os preços em todos os postos de combustível do país.
    http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/

    Permite comparar os preçários dos custos bancários.
    http://clientebancario.bportugal.pt/

    Permite comparar preços de material informático, telemóveis, gps, videojogos, imagem e som.
    http://www.kuantokusta.pt/

    Compras na net podem ser pagas através do telemóvel

    As compras na Internet podem agora ser pagas através do telemóvel. A iniciativa é dos três operadores móveis (Optimus, TMN e Vodafone) que fizeram uma parceria com a SIBS. O pagamento é suportado pelo sistema Multibanco. Depois da selecção do produto a adquirir na loja online, quando o cliente confirma a compra, selecciona-se a opção «TeleMultibanco» como meio de pagamento e identifica-se introduzindo o seu número de telemóvel. De seguida o pagamento é confirmado pelo cliente no telefone que acabou de indicar. Desta forma, o cliente conclui o processo de pagamento sem ter introduzido qualquer informação bancária na Internet, de forma mais rápida, evitando a deslocação a uma caixa Multibanco. A entidade vendedora é desde logo notificada sobre o resultado do pagamento e pode proceder de imediato ao envio do produto. Para utilizar esta nova solução de pagamento, o cliente necessita apenas de ter o serviço TeleMultibanco activo, podendo este ser activado em qualquer Multibanco (Outras Operações - Telemultibanco). Esta nova forma de pagamento já está disponível em mais de 12 lojas online, sendo possível comprar através do telemóvel nas lojas dos operadores móveis, dos três grandes clubes de futebol, em sites de venda de livros, jogos, software e bilhetes de cinema. A utilização do serviço Multibanco no telemóvel (TeleMultibanco) tem cerca de 243 mil utilizadores registados.

    Portugueses precisam de autorização para ir aos EUA

    Os portugueses passam a partir de hoje (12/Jan/2008) a precisar de autorização para entrar nos Estados Unidos. Temos então que pedir a autorização, antecipadamente, via Internet. A medida foi imposta por Washington como forma de aumentar a segurança do Programa de Isenção de Vistos, do qual Portugal faz parte, com 34 outros países. A par de Portugal, França, Alemanha, Suíça, Grã-Bretanha, Bélgica, Espanha, Singapura, Nova Zelândia, Japão e Austrália são outros dos países abrangidos pela nova medida, que consta entre as recomendações da comissão do 11 de Setembro e que tem como objectivo tornar mais difícil a entrada nos Estados Unidos de potenciais terroristas. A autorização, que terá que ser apresentada antes de se desembarcar de um avião ou de um barco em território norte-americano, deve ser solicitada de preferência até 72 horas antes da viagem através da página de Internet.

    quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

    Possivel evolução da Mulher e do Homem...

    Não costumo colocar isto aqui mas como está muito bom não resisti. Foi-me enviado por uma amiga... só podia, claro (risos). Podem comentar à vontade... eu passo a ela os comentários.

    Em Las Vegas comecou CES - Exposição Informática

    Em Las Vegas começou a CES que se considera ser a maior exposição de electrónica de consumo do mundo. A Consumer Electronics Show (CES) será realizada desta quinta até domingo (11/Jan/2009). O Evento teve discurso de abertura de Steve Ballmer, líder da Microsoft onde anunciou, entre outras coisas, o lançamento do Windows 7 beta. Mas mesmo da estreia oficial do evento diversos fabricantes anunciaram produtos que estão agora expostos durante esta exposição. Por conta da crise financeira, a edição de 2009 deve apresentar diferenças em relação aos anos anteriores. Especialistas que antecipam os lançamentos do evento acreditam que o foco estará voltado a produtos menores, ecologicamente correctos e mais conectados, que possam ajudar os consumidores a economizar inclusive na conta de electricidade.“Em tempos difíceis, pode haver uma mudança na ênfase dos produtos: não serão aqueles descolados, mas, sim, aqueles que façam tudo funcionar melhor”, disse o analista Stephen Baker, da NPD, à agência de notícias Reuters. Para Tara Dunion, porta-voz da CES, essa edição será marcada pela “tecnologia verde”, que reduz o uso de eletricidade e emprega materiais menos tóxicos em sua fabricação. Na versão de 2009, a CES espera receber 130 mil pessoas (apenas profissionais), contra 141 mil do ano passado. O evento terá 2,7 mil exibidores espalhados por um espaço de 1,7 milhão de metros quadrados.
    Nota: A estes artigo seguir-se-á outros artigos CES: Um artigo com as novidades expostas e curiosidades e outro artigo com o balanço final.

    Microsoft lança versão beta oficial do Windows 7

    Já à algum tempo que na net se fala no Windows 7 mas desta vez é oficial. O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, anunciou esta quarta-feira o lançamento, ainda esta semana (Sexta, 9/jan/2009, aqui já em dowload ou aqui na página oficial), da versão beta do novo sistema operativo Windows 7, que vai substituir o Windows Vista, alvo de fortes críticas. O Windows 7 beta já está disponível para download em 32 e 64 bits, ambos em DVD e em cinco idiomas diferentes (inglês, alemão, japonês, árabe e hindu, este último somente na versão de 32 bits). "Iniciámos o lançamento da melhor versão do Windows jamais feita", afirmou Ballmer na sessão de abertura do principal salão de electrónica de consumo, o CES, em Las Vegas. O Windows 7 "vai tornar a vida mais fácil e mais rápida" aos entusiastas da informática, sublinhou o principal responsável da Microsoft, que resumiu em três palavras as principais qualidades do novo sistema operativo: "simplicidade, fiabilidade e velocidade". A versão destinada ao grande público vai estar disponível on-line na sexta-feira, mas apenas em inglês. "Os utilizadores domésticos podem fazer o download do Windows 7 e experimentá-lo. Recomendamos a todos que o façam", disse Ballmer. A versão final do novo sistema operativo deverá estar pronta até Janeiro de 2010 (mas noticias não oficiais indicam que os fabricantes de computadores terão já um programa de upgrade que deverá ser iniciado a 1 de Julho de 2009, e pensa-se que deverá ficar em vigor até final do ano) ou seja três anos depois da saída do Windows Vista, o actual sistema operativo da Microsoft, que substituiu o Windows XP (que eu ainda uso pois o Vista nunca me convenceu!). Uma demonstração do novo Windows 7 permitiu aos participantes na sessão de lançamento verificar a facilidade com que o sistema operativo ligou em rede os computadores e outros equipamentos electrónicos domésticos, como máquinas fotográficas, consolas de jogo e sistemas de HiFi.
    Entretanto já foi apresentada em video a Beta 1 do Windows 7. Charlotte Jones, Group Projecto Manager do Windows Live, fez uma pequena apresentação em video do Windows 7 e de alguns dos seus recursos. Durante os 2.47 minutos é possivel ver o novo SO assim como o Internet Explorer 8 entre outras novidades.
    Ver video aqui: http://www.youtube.com/watch?v=cgFSvZakzrg
    Veja aqui um excelente artigo (em português, com imagens) que dá a conhecer as novidades e recursos do Windows 7 Beta.
    Os interessados em testar e descarregar o sistema operativo podem-no fazer até ao próximo dia 24 de Janeiro, assim como pedir a chave que permite a activação do Windows 7 Beta 1 e o funcionamento até ao dia 1 de Agosto de 2009. A boa notícia é que, se você ainda não baixou, o prazo para fazer o download foi estendido por mais algumas semanas. Agora você pode baixar o Windows 7 beta até dia 10 de Fevereiro.
    Pode já fazer o download da versão Windows 7 Beta aqui.
    Pode também fazer o download na página oficial aqui.
    Um vídeo que ajuda a explicar como fazer uma instalação do Windows 7 com 13 minutos e onde apresenta, para além da instalação, um pouco do ambiente de trabalho da Beta do Windows 7.
    Um excelente texto a fazer comentários a uma instalação, as novidades e a algum trabalho com a Beta 1 do Windows 7.
    Segundo alguns rumores na Internet, a Microsoft terá já comunicado internamente que a versão Release Candidate deverá estar pronta em Abril, sendo que no último trimestre do ano de 2009 já deverá começar a surgir nos equipamentos das grandes marcas.
    O Windows 7 já tem um próprio site dedicado a sua personalização. O Windows 7 Beta: Personalize your PC, é o novo serviço da Microsoft que traz temas, papéis de parede e gadgets para você colocar o Windows 7 ao seu estilo.
    (Artigo em permanente actualização).

    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

    Principais datas na história do computador pessoal

    Veja algumas datas importantes na história do computador pessoal, que evoluiu dos pesados equipamentos da década de 1970 a portáteis leves lançados nos últimos anos.
    - 1975: IBM lança o IBM 5100, o primeiro computador parecido com um modelo moderno de desktop equipado com um teclado QWERTY completo, tela e dispositivo de armazenamento de dados em fita embutidos em um único gabinete.
    - 1975: Microsoft é fundada por Bill Gates e Paul Allen.
    - 1976: Apple Computer, fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak, lança o Apple I e vende cerca de 200 unidades.
    - 1981: IBM lança o IBM Personal Computer, que executava o sistema operacional DOS, da Microsoft.
    - 1981: O Osborne 1, primeiro computador pessoal portátil vendido comercialmente, é lançado com um monitor de 5 polegadas. O computador pesava 10,6 quilos (!) e custava US$ 1.800.
    - 1983: Apple lança o sistema operacional Lisa, um dos primeiros sistemas operacionais a adotar uma interface gráfica ao usuário.
    - 1983: A Compaq lança o Compaq Portable, primeiro computador portátil compatível com o IBM-PC. O modelo pesava 12,5 quilos(!) e custava US$ 3.500.
    - 1985: A Microsoft lança o sistema operacional Windows.
    - 1988: A Compaq lança o SLT/286, por US$ 5.399, o primeiro laptop dobrável.
    - 1989: A placa Sound Blaster, lançada pela Creative Technology, leva som ao computador pessoal.
    - 1991: A Apple lança a série PowerBook, composta pelo primeiro computador pessoal portátil com área de repouso para a mão e dispositivo trackball que mais se assemelha aos sistemas de cursor que se encontram nos portáteis de hoje.
    - 2002: O computador de número 1 bilhão é vendido, afirma a empresa de pesquisa Gartner.
    - 2007: A Asus ou Asustek lança um notebook de baixo custo e leve, conhecido como netbook.
    - 2008: Vendas de notebooks supera as de desktops pela primeira vez em base trimestral no terceiro trimestre. Os portáteis competem em preço e desempenho com os desktops.

    Calçado: +20 empresas com o rótulo Biocalce

    A indústria portuguesa de calçado está a aderir ao novo rótulo Biocalce, um certificado inovador desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (APICCAPS - Associação dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos) para distinguir os sapatos que privilegiam materiais amigos do ambiente. Mais de 20 empresas nacionais usam já o novo rótulo, exclusivo dos sapatos portugueses fabricados sem matérias nocivas para a saúde e o ambiente, convictas de que esta é "mais uma vantagem competitiva" do Made in Portugal.
    Além de responder às preocupações ambientais da indústria e dos consumidores, cada vez mais sensiveis aos "produtos verdes", os sapatos com o rótulo Biocalce são, também, um indicador da capacidade inovadora da indústria nacional, que permitiu uma subida do preço médio por par em 13,7%, para os 16.69 euros, o segundo mais alto na exportação a nível mundial.
    O grupo Sonae foi um dos que aderiu a esta nova tendência dos sapatos ecológicos, à venda nas redes Modalfa e Zippy Kidstore, com mais de 100 lojas em todo o país. Entre as primeiras 20 empresas de calçado e componentes certificadas estão unidades de Felgueiras, Alcanena, Santa Maria da Feira, Felgueiras, São João da Madeira, Lousado, Vila do Conde e Porto.

    Roberto Cavalli lança o seu cartão de crédito

    Roberto Cavalli lança seu cartão de crédito MasterCard. Quem fizer compras com Cavalli e usar assim a "peça" vai ganhar descontos especiais nas suas lojas pelo mundo e ainda convites para desfiles. Tudo para garantir que se venda algo em tempos de crise de confiança. Em Janeiro estamos em plena época de liquidações. Espera-se assim vender o que não foi vendido na época natalícia e no quarto trimestre de 2008.

    Marido inventa falha no iPhone

    Um marido inventou uma falha no iPhone para justificar e-mail suspeito enviado a uma mulher. A Mulher dele descobriu o envio de uma foto obscena anexada à mensagem. Desconfiada, ela quis confirmar a justificativa dele em um fórum de tecnologia da Apple. "“Peguei no iPhone e encontrei uma foto obscena dele anexada a um e-mail enviado para uma mulher. Quando o questionei [acho que ele está a trair-me], ele admitiu que tinha tirado essa foto, mas negou tê-la mandado. Segundo ele, os funcionários da loja da Apple disseram que é uma falha do iPhone: às vezes as fotos se anexam automaticamente a um endereço de e-mail e aparecem na pasta de itens enviados, mesmo sem que ninguém as tenha mandado. Alguém já ouviu falar disso? O futuro do meu casamento depende dessa resposta”, escreveu a mulher, em inglês.
    Apanhados em "flagrante" realizados com a ajuda da tecnologia não são raros. Á pouco tempo atrás a comunicação social de todo o mundo noticiou o divórcio de Amy Taylor, 28, e David Pollard, 40: o casamento chegou ao fim depois de que ela descobriu a traição do marido no universo virtual Second Life. Actualmente, Amy namora com um homem que ela conheceu no jogo on-line World Of Warcraft.

    Redes de fibra óptica em Portugal / Operadoras

    O Governo elegeu as Redes de Nova Geração (RNGs), leia-se de Fibra Óptica, como prioritárias para o desenvolvimento do país e um dos pilares para o crescimento económico. O investimento que vai ser feito para desenvolver as novas redes de fibra óptica será de mil milhões de euros em 2009. O Governo informou ainda, através do Primeiro-ministro, que os utilizadores de soluções de fibra óptica também terão direito a benefícios fiscais. O Governo tem sido sensível à matéria e assumiu que o objectivo é o de ter um milhão de pessoas ligadas às novas redes até 2010, bem como as escolas secundárias, os centros de saúde e outros serviços públicos. Por outro lado os operadoras nacionais de telecomunicações (Portugal Telecom -PT-, Sonaecom, Vodafone e Zon Multimedia) tem agora á disposição uma nova linha de crédito de 800 milhões de euros criada agora pelo Governo e suportada pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI) que será utilizada para o investimento em redes de nova geração que, assentes em fibra óptica, permitem velocidades de acesso à Internet de 100Mbps, superiores às actuais. No entanto o BEI afirma que o financiamento vai depender dos projectos apresentados pelos operadores e pode não estar garantido.
    Supõe-se que haja uma partilha da rede entre os diferentes operadores de telecomunicações e que esta será positiva e benéfica para o consumidor. O ponto mais relevante sobre o acordo (ainda não público) feito entre o Governo e as operadoras deverá estar na parte da regulação relativa ao investimento em redes de nova geração assentes em fibra óptica.
    Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom, considerou hoje (7/Jan/09) que o protocolo assinado com o Governo é "histórico para o sector e para o país" e afirmou ainda que o acordo "cria condições de igualdade para investir para todos os operadores, ao mesmo tempo que dá margem para cada um escolher o modelo de investimento que quer seguir" e terminou dizendo que "a PT quer investir em fibra e que vai fazê-lo". O Protocolo visa conseguir 1,5 milhões de utilizadores nas redes de nova geração até ao final deste ano é uma meta que José Sócrates classificou de ambiciosa. A Vodafone afinal não vai assinar o acordo entre o Governo e os operadores para investimentos em fibra óptica embora o possa fazer futuramente. Em contrapartida, a ONI entrou já no acordo. Também a Ar Telecom e a Cabovisão estão a estudar a entrada no protocolo assinado que define condições para a criação das infra-estruturas e as medidas de incentivo.
    Chama-se Zon Net Wideband e tem um custo mensal de 59,49 euros. Acaba de ser anunciado pela Zon e é o primeiro serviço de acesso à Net de 100Mbps do País. O novo serviço da detentora da TV Cabo tem por base a tecnologia EURODOCSIS 3.0 e uma rede híbrida com troços de cabo coaxial e fibra óptica. Limite de 100 Mbps para download e em upstream a velocidade máxima está fixada em 4 Mbps. Não há limites de tráfego.
    Agora a questão que se colocará no futuro será: como potenciar a utilização destas redes? A fibra óptica pode mudar a forma de interacção de empresas e famílias e daria aplicabilidade a novos modelos de funcionamento ao nível do tráfego, gestão urbana, videoconferência, telepresença e mais desmaterialização na relação do cidadão com as instituições (nomeadamente o Estado). Além disso, com as RNG será possível incrementar bastante alguns serviços tecnológicos que já existem em Portugal, como a televisão pela Internet (IPTV). A nível de Internet, um ficheiro de 1 giga passará a ser descarregado em poucos segundos.
    Consulte também o blogue http://movimentodossemfibra.org/

    Ha vida em Markl - Sobre nomes possiveis

    Sigo alguns blogues... um deles é o de Nuno Markl e não posso deixar de partilhar este recente texto dele sobre a escolha do nome para o filho. Algumas partes: "Decorrem neste momento conversações e brainstorms sobre o meu grande projecto para 2009: o filho. Nomeadamente sobre o nome a dar ao espectacular petiz, o que nos levou recentemente, a mim e à Ana, a passar os olhos pela lista oficial de nomes que podem e não podem ser dados a crianças. A lista está disponível na net, com a chancela do Ministério da Justiça e da Direcção-Geral dos Registos e do Notariado." e "Fico contente por saber que poderei chamar ao meu filho, sem que o Estado proteste, nomes como Abdénago, Baguandas, Baqui, Bruce, Dóriclo, Gamaliel, Gustavo São Romão (sim, estes três últimos a formar um único nome próprio - como em Gustavo São Romão Galvão Markl), Kó-Ló (sim, juro; na lista do Ministério da Justiça prevê-se a possibilidade de alguém chamar Kó-Ló a um filho), Manassés, Mimon, Mis, Odin, Principiano, Quéli, Ringo, Sadraque, Susano, Xenócrates, Zardilaque (este estou a considerar, pois pode assegurar-lhe uma carreira como Senhor do Mal)." -» Brilhante... aconselho a ler todo o texto.

    CGD é o banco em que os portugueses mais confiam

    A Caixa Geral de Depósitos (CGD) é, de acordo com a opinião dos portugueses, o banco nacional com maior capacidade para resistir à crise financeira internacional. Segue-se o Banco Espírito Santo (BES) e o Montepio, revela uma sondagem da Aximage Comunicação e Imagem, elaborada no início de Dezembro de 2008, para o Jornal de Negócios. Em quarto lugar, "ex aequo", na lista dos bancos mais fortes face à crise financeira, encontram-se o Banif, o BPI e o Millennium bcp. Contudo, a instituição liderada por Carlos Santos Ferreira regista uma queda de confiança entre Setembro e Dezembro do ano passado, refere a sondagem.
    A maior queda foi protagonizada pelo Banco Português de Negócios (BPN) que é, segundo a opinião dos portugueses, a entidade bancária com menor capacidade para resistir à crise financeira. Na "liga dos últimos", a segunda posição cabe ao Banco Privado Português (BPP). Segue-se o Santander Totta, a Caixa de Crédito Agrícola e o Finibanco.

    Portal Cliente Bancário do BP vai publicar preçários

    O Portal do Cliente Bancário vai passar a publicar online a lista de todas as comissões cobradas pelas instituições de crédito. Depósitos, cartões, transferências ou operações de crédito, entre outros, serão alguns dos procedimentos visados no novo preçário.
    A futura funcionalidade é dada a conhecer através de um aviso publicado na homepage do site gerido pelo Banco de Portugal, que informa acerca da colocação em consulta pública da nova iniciativa regulamentar "que reforça os deveres de informação das instituições de crédito na divulgação ao público das comissões e taxas de juro que praticam na contratação de produtos e serviços, vulgarmente conhecida como preçário".
    Mediante as novas regras, as instituições de crédito vão passar a ter de apresentar ao Banco de Portugal o valor máximo de todas as comissões praticadas nas operações bancárias, principais despesas cobradas, taxas de juro de referência e, ainda, informação complementar sobre datas-valor e de disponibilização de montantes creditados em contas de depósito, convenções subjacentes ao cálculo de juros e aos arredondamentos. Esta informação será depois publicada online. O preçário abrange todo o leque de operações que integram a actividade das instituições de crédito, designadamente os empréstimos à habitação e ao consumo, os produtos de poupança, a utilização de cheques e de cartões, o processamento de transferências e débitos directos e restantes serviços de pagamento.

    sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

    Mensagem de Ano Novo do Presidente da Republica

    Para Cavaco Silva, 2009 vai ser um ano em que os portugueses têm de “resistir às dificuldades, aos obstáculos, às ameaças com que cada um pode ser confrontado”. Na sua mensagem de Ano Novo, o Presidente da República deixou ainda um recado: as dificuldades que o País enfrenta “exigem que os agentes políticos deixem de lado as querelas que em nada contribuem para melhorar a vida de todos aqueles que enfrentam sérias dificuldades em Portugal".
    Cavaco Silva teme um aumento do desemprego, da pobreza e da exclusão social em 2009 e lembra que é «sabendo a verdade e não com ilusões que os portugueses podem ser mobilizados». Segundo Cavaco Silva, «a crise chegou quando Portugal regista oito anos consecutivos de afastamento em relação ao desenvolvimento médio dos seus parceiros europeus», e o país «gasta em cada ano muito mais do que aquilo que produz. Portugal não pode continuar durante muito mais tempo a endividar-se no estrangeiro ao ritmo dos últimos anos».