Em www.change.gov encontra-se o escritório renovado na Internet do presidente eleito dos Estados Unidos. É a página oficial de Obama, do seu vice-presidente Joe Biden e restante "equipa de transição". A página está vocacionada essencialmente para os cibernautas que pretendam contar "An American Moment: Your Story", a sua própria história sobre o momento "americano" nestas eleições presidenciais. Também está contemplada uma área para voluntários que pretendam envolver-se na presidência e tentar arranjar emprego na nova administração Obama (basta preencher devidamente o formulário). Além da interactividade, o site funciona como um canal de informação da chamada "equipa de transição" encarregue de estudar os dossiês e preparar a transferência de poderes da administração de George W. Bush para a nova de Barack Obama.
Em Portugal o Plano Tecnológico e a internet permitiu a melhoria da conectividade, da qualificação e da atractividade da economia portuguesa. Actualmente as prioridades do Plano Tecnológico são reforçar a qualificação, a cooperação e a produtividade que visa ajudar a gerar um movimento que conjuga políticas públicas e iniciativas da sociedade civil, desenvolvido em torno de uma ambição comum de modernização do país, criando melhores condições para enfrentar os novos desafios económicos.
Os impactos do Plano Tecnológico procuraram ser significativos em domínios-chave: reforço da sociedade em rede, a qualificação dos recursos humanos, as infra-estruturas de ciência e tecnologia, o empreendedorismo, o financiamento da inovação, as condições para a actividade económica e a capacidade empresarial.
Números conseguidos pelo plano tecnológico:
-Portugal tem a segunda mais forte taxa de penetração de banda larga móvel da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), superior a 19 por cento, e uma das mais elevadas taxas globais de penetração de banda larga, superior a 34 por cento.
-Metade dos agregados familiares já dispõem de computador em casa e 46 por cento já estão ligados à Internet, 86 por cento dos quais com acesso à banda larga.
-O número de portugueses que recorrem ao comércio electrónico duplicou.
-O número de declarações de IRS enviadas pela via electrónica, que superou em 2007 e pela primeira vez o número de declarações enviadas em papel.
-Foram criadas 60 mil empresas com o sistema Empresa na Hora.
-Criação e o desenvolvimento de Pólos de Competitividade e de Clusters cujo sucesso, esperamos, garantirá a consolidação e a sedimentação da mudança competitiva.
Conclusão: Em Portugal estamos no caminho certo.
As minhas ultimas mensagens no Twitter
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário