A televisão paga já não é só cabo e satélite é cada vez mais FWA e IP (através da rede telefónica tradicional) como mostram os números divulgados pela Anacom este mês. As novas ofertas de através da rede telefónica tradicional (ex: MEO da PT) estão a dinamizar o mercado e no terceiro trimestre do ano compensaram a quebra no ritmo de crescimento do cabo (de 0,3 por cento).
Existiam no fim de Setembro 2,2 milhões de clientes na televisão paga. Destes, 67,3 por cento, ou 1,49 milhões, recebem o serviço através do cabo e outros 25,3 por cento através de satélite. Os restantes 7,4 por cento (163 mil clientes) são utilizadores das novas tecnologias FWA e IPTV, através da rede telefónica tradicional (ex: MEO) com uma mais valia de serviços .
Dos fornecedores com ofertas nesta área há a PT Comunicações (que gere a oferta Meo) , o Clix (IPTV) e a Ar Telecom (FWA). A Zon Multimédia, ex-PT Multimédia, continua, ainda assim, a dominar com larga margem o mercado de televisão paga. Tinha no final de Setembro uma quota de 71,1 por cento, valor que representa uma quebra de 3 pontos percentuais face ao trimestre anterior.
A Anacom divulgou também os números do mercado fixo de telecomunicações, relativos ao terceiro trimestre deste ano. Registou-se um crescimento significativo dos acessos fixos suportados na tecnologia GSM (20,2 por cento) e dos acessos VoIP. Esse crescimento não foi no entanto suficiente para compensar a redução do número de acessos fixos instalados a pedido do cliente, que entre Julho e Setembro diminuiu 0,6 por cento.
O número de clientes do serviço fixo de telefone, na modalidade de acesso directo, era no fim de Setembro de 3,26 milhões. Mas o número de clientes continua a diminuir, fixando-se em 195 mil no último trimestre.
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