Com o sucesso das redes sociais na internet as marcas começaram a apostar na criação das suas próprias redes virtuais, tentando aproveitar todos os benefícios inerentes a um site deste tipo, onde é possível fazer chegar a mensagem a um número alargado de pessoas, obter feedback de campanhas ou até chegar à fala com o consumidor, através de fóruns, por exemplo.
A ideia defendida é de que as campanhas online difundidas a partir de uma comunidade ou blog podem ter um impacto 500 vezes maior do que aquelas promovidas a partir dos sites das próprias empresas mostra o potencial do conceito em termos publicitários.
A nível internacional as marcas que se lançam na criação de comunidades virtuais sucedem-se a um ritmo alucinante. A Coca-Cola com a Sprite Yard, a Adidas com a sua rede social para adeptos do atletismo Code ou a parceria entre a Air France e a KLM para o lançamento da Bluenity, uma comunidade dedicada aos viajantes, para a partilha de dicas de viagem, informação sobre hotéis e restaurantes, são alguns exemplos.
Em Portugal a Macdonald´s com a UAILDE, que resulta do aportuguesamento da palavra wild em inglês, promove o seu conjunto de actividades em áreas como a música, o cinema, o desporto ou a tecnologia. Há igualmente vários passatempos que premeiam os membros da comunidade, desenvolvidos em redor da marca McDonald's e dos parceiros que se associaram à empresa de fast food neste projecto que data de 2006.
A Cena chegou a 3 de Outubro deste ano, assinalando o aniversário da sua promotora, a Cidade FM, e permitindo que os fãs da estação socializem entre si através da Internet.
De uma forma alternativa, a popular marca de chocolates Mars avançou em 2007 com a sua rede social Pet Net. Neste espaço virtual, que actualmente integra a rede do portal IOL, os perfis a criar não são propriamente de pessoas, mas antes dos seus animais de estimação.
A TMN promove a chamada "consciência colectiva" em redor da sua marca através da Moche, associada a um tarifário com o mesmo nome.
A Vodafone tem em versão beta a ZYB, criada para a utilização através do telemóvel, mas que também está acessível através do PC, permitindo a partilha de mensagens e outros conteúdos entre os membros de uma mesma lista telefónica móvel ou servindo como ponto de partida para o envio de fotografias MMS, entre outras funcionalidades.
Associado ao tarifário Tag, a Optimus lançou uma comunidade com o mesmo nome, permitindo que os internautas, sejam seus clientes ou não, usufruam do espaço para partilhar experiências, ideias e opiniões.
Agora a Google lançou o Google Friend Connect, ver aqui, ainda em versão Beta mas já disponivel para qualquer webmaster que queira adicionar uma "pitada de social" para o seu site ou blog. Este serviço permite que webmasters adicionem funcionalidades sociais nos seus sites simplesmente copiando e colando um pequeno trecho de código não necessitando de apoio técnico avançado.
As pessoas podem querem estar socialmente num site ou blog e o Friend Connect facilita. Faz-se o login em um site, compartilha-se um pouco sobre si através de um perfil pessoal, descobre-se outras pessoas com interesses semelhantes, pode-se convidar os seus contactos, e interagir com os amigos. Ainda melhor, você não tem que lidar com o aborrecimento de criar mais um nome de utilizador e senha - Friend Connect permite que você faça o login usando uma conta existente do Google, Yahoo, AOL ou OpenID. Da mesma forma, você pode optar por criar um perfil novo ou usar perfis e amigo de outras fontes de redes sociais que abriram os seus serviços, como Plaxo e Orkut (rede social da Google).
Para saber mais pode assistir ao seguinte video:
O Friend Connect tem como meta facilitar abrir uma rede social. Usa padrões abertos como o OpenID e OAuth. O Friend Connect torna simples para as pessoas instantaneamente para interagir com um ou outro sites que eles já gostam de visitar. Além disso, os sites que usarem Friend Connect vao poder executar aplicações criadas pela comunidade OpenSocial desenvolvedor. Para saber mais visite o site www.google.com/friendconnect
As minhas ultimas mensagens no Twitter
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário