A internet vem se actualizando diariamente e também as facilidades para aproveitar o seu conteúdo são cada vez maiores. Como a rede vem-se modificando, são cada vez mais visíveis e presentes no nosso dia-a-dia novas formas de interacção com os sites que visitamos. Hoje já é possível constituir um serviço apenas com conteúdo enviado pelos usuários, como, por exemplo, o YouTube. Como a internet possui dimensões estratosféricas, nem sempre é possível manter-se actualizado com o conteúdo de todos os nossos sites que gosta de visitar. Felizmente está disponível um serviço para que, sempre que algum site publique uma novidade, os seus utilizadores sejam informados em primeira mão. Este serviço chama-se Feeds. Os Feeds de modo geral invertem o sentido da navegação, em outras palavras, são os sites que vão até si. Feeds também são conhecidos como RSS. Esta sigla significa Rich Site Sumary ou Really Simple Syndication, é um formato que admite distribuir o conteúdo do site de forma padronizada e permite que ele seja lido em diversos leitores RSS. Os feeds RSS oferecem geralmente resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas destes. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.
Para que você possa receber as atualizações dos seus sites preferidos, é necessário utilizar um Leitor de Feeds RSS. Há inúmeras opções de programas (ex: QuickRSS, Feedreader, RssReader,RSS Merge script, Feed Rinse, I-Fetch, Voyage, rssPlayPen, Deepnet Explorer) que executam esta tarefa, mas há um que merece a minha escolha e atenção: o Google Reader.
Para que você possa usufruir do Leitor de Feeds é preciso registar-se. Porém isso vale para qualquer outro serviço da Google. Se você já tem, optimo, mas se não tiver, é muito fácil e rápido registar-se. Para se registar, abra a página do Google Reader e clique em “Criar uma conta Google”.
Para inserir um site no seu leitor, em primeiro lugar, clique no botão “Adicionar inscrição”. Uma pequena barra de busca será exibida e, nela, é possível digitar a URL da página que você deseja inscrever ou digitar algum conteúdo do seu interesse, por exemplo, informática.
Logo após digitar uma palavra-chave ou colar a URL, uma lista com todos os resultados da busca serão exibidos no centro da tela. Para se inscrever no serviço de RSS de algum site, clique em “Inscrever-se”. E pronto! Aquela página já está sintonizada com o seu Google Reader, ou seja, quando ela tiver uma actualização você será informado sobre o novo conteúdo.
Sem a menor dúvida os Feeds RSS ajudam a vida de qualquer utilizador de internet pois o tempo gasto na verificação de novos conteúdos em cada site que nos interessa, de facto, consome muito tempo. Com um leitor de RSS você não precisa mais de se preocupar em consultar todos os dias as páginas que você mais gosta atrás das novidades, pois com este tipo de serviço, as novidades vêm até si. Aproveite que a Google disponibiliza um ótimo leitor de Feeds RSS totalmente gratuito e não perca mais nenhuma novidade dos seus sites preferidos.
Ahhh... e não se esqueça de subscrever aqui o meu blog!...
As minhas ultimas mensagens no Twitter
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário