Por ser uma organização sem fins lucrativos o acordo comercial do Google com a Mozilla é visto como uma doação. Doação esta que chegou a 66 milhões de dólares em 2007(!), o que corresponde a 88% das doações totais recebidas pela fundação, que foi de 75 milhões de dólares. Esse acordo, criado em 2004 em vigor até 2011, faz com que o Firefox tenha, como página inicial, a página do buscador mais utilizado na internet. Assim, os cliques dos usuários nos anúncios dos resultados do Google são pagos pelas empresas e uma parte é repassada para a Mozilla. Ou seja, o Google ajuda a Mozilla e ainda lucra com isso!
O Mozilla Firefox é um programa que tem vindo a conquistar os utilizadores pelas suas vantagens. Sem grandes campanhas para divulgação, o software foi muito difundido através dos próprios utilizadores que ficaram convencidos com um mundo novo de recursos. A última versão (versão 3 estando agora na 3.0.4) do navegador da raposa já saiu há algum tempo, porém muitos utilizadores preferem teimar e dizer que outros navegadores são superiores. O facto é: o melhor navegador é aquele que mais lhe agrada e que lhe proporciona o maior número de recursos e facilidades.
As principais vantagens do Firefox são:
Os complementos - A princípio os complementos não são de autoria da equipe da Mozilla e nenhum adicional vem junto com o navegador. No entanto, o fato interessante é o suporte total que o navegador tem a imensa quantia de plug-ins, temas e extensões. Além de a instalação ser fácil, os complementos são ferramentas úteis e que tornam a navegação muito prática. Os desenvolvedores / programadores também ficam muito contentes com o Mozilla Firefox, pois é um navegador que oferece uma plataforma muito simples para criar utilidades para os utilizadores. Importa salientar que os complementos do Firefox são muito pequenos, de modo que não deixam o navegador sobrecarregado.Os principais plug-ins estão presentes no Firefox, incluindo o Quicktime, o RealMedia, o Flash e o Java. Além disso, qualquer conteúdo de mídia é facilmente executado com o raposa, pois ele possui os complementos que permitem a utilização de programas exteriores. Você pode personalizar os sites ao seu gosto. Por exemplo: se você adora o Orkut, e quer ve-lo diferente, o Firefox é o único navegador que trabalha com scripts em Java e aplica instantaneamente novos visuais ao Orkut.
Visuais diferentes para cada sistema- O navegador chega a surpreender pela sua variedade de temas onde a equipe desenvolvedora do programa criou interfaces diferentes para cada sistema operacional. Deste modo, os utilizadores que usam o Windows visualizam uma janela parecida com o sistema da Microsoft e quem possui um MAC tem um navegador com uma cara Apple!...
Adicionar favoritos - o Firefox sempre teve uma barra simples para adicionar os favoritos, factor que sempre foi muito útil, visto que a barra não sobrecarregava e ajudava muito quem visita diariamente os mesmo portais. Com o lançamento da terceira versão do navegador, os usuários que possuem favoritos em excesso ganharam um recurso para achar mais rápido o que procuram. Dentro do menu “Favoritos” existe a opção “Favoritos recentes” e a outra é a “Marcadores recentes”. Muitos talvez não usem esses recursos, porém para quem já estava acostumado, agora sim possui ainda fica mais práticos os seus favoritos. Além destas opções, o Firefox oferece uma janela exclusiva para ordenar e organizar tudo ao gosto. É possível importar, exportar, criar pastas e criar novos favoritos através do histórico.
A barra inteligente - a Mozilla tem uma barra muito eficiente. Agora não precisa ficar a digitar um endereço completo para visitar um site, basta digitar um pedaço ou um termo completo da página que deseja visitar.
Seguro - o Firefox é um dos navegadores mais seguros da actualidade. Conta com os certificados mais confiáveis para compra, transacções online e navegação em sites particulares, o navegador não sofre problemas constantes na segurança, e quando há algum problema, a Mozilla lança uma actualização em pouquíssimo tempo.
Baixo consumo de memória- Diversos testes já comprovam, o Mozilla Firefox consome pouquíssima memória ao ser comparado com outros navegadores. A nova versão então é a que menos consome recursos do sistema, de modo que mesmo que você utilize o Windows Vista não precisa ter receio de que o aplicativo vá causar lentidão no sistema. Além disso, mesmo que você abra uma grande quantidade de abas, o navegador não vai ficar mais lento, o que é uma grande vantagem para o utilizador q gosta de navegar em vários sites.
Compatibilidade - Ao contrário do que muitos pensam, o Mozilla Firefox não possui nenhum tipo de incompatibilidade conhecido. Se pensa que algum site não vai funcionar no navegador, pode parar de se preocupar, pois ele consegue carregar qualquer site, identicamente a outros navegadores.
E você já usa o Firefox? Qual é o seu navegador preferido? Não concorda com alguma coisa do texto? Comente... gostava de conhecer a sua opinião.
As minhas ultimas mensagens no Twitter
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário